AVISO DE COOKIES: Este blog segue a politica de privacidade do Google. Caso não concorde com a política do Google, por favor, SAIA DO BLOG; pois assim seus dados não serão usados por cookies. Grato pela atenção.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Festa de São João: A Festa da Fogueira

É uma festa pseudocristã (que diz ser cristã, mas que na realidade não é) que tem origem nos antigos cultos pagãos na Europa antiga pré-cristã e pós-cristã, e que aparece em quase todos os países da Europa, também se encontra em países da América do Sul, Central e do Norte. 

É caracterizada por seus rituais de adivinhação e por suas fogueiras, ambos costumes antigos das antigas civilizações européias que acreditavam em deuses, em magia e em rituais associados à natureza, esses três presentes no folclore de algumas dessas culturas. Tanto a fogueira quanto os rituais de adivinhação tem origem nas práticas de magia e bruxaria na Europa pagã e pré-cristã.

Origem

Supostamente a adoração da fogueira e as crenças em adivinhação remontem ao paleolítico, tempos primitivos do homem, de adoração ao fogo que dava calor em dias frios e assava a comida. Como também os rituais nos lembram a crença da magia primitiva em querer adivinhar acontecimentos bons numa vida tão difícil e sofrida, e pedir para que coisas boas aconteçam ao fogo sagrado. Isso pode ser encontrado na crença persa, povo de origem indo-européia, de Aura Masda que era representado como sendo o próprio fogo.