quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dullahan: A Verdadeira Lenda do Cavaleiro Sem-Cabeça

 
 
Cartaz do filme: Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça com direção de Tim Burton e distribuído pela Paramount. O filme foi baseado no conto "Sleepy Hollow" do escritor norte-americano: Washington Irving. O mito de dullahan pode ter sido uma das possíveis inspirações para o conto de Irving.
Dullahan é um ser fantástico da mitologia celta-irlandesa. Caracteriza-se como um cavaleiro que não possui cabeça, que cavalga em seu cavalo à noite, anunciando que a morte nunca pára, e quando seu cavalo pára um ser humano morre. Dizem que dullahan anuncia a morte. Quando um irlandês está próximo da morte, dullahan vai até sua casa e lhe joga um balde de sangue na sua face, assim ele anuncia que o irlandês vai morrer em breve.

Tal mito envolve banshee, o espírito que anuncia a morte. Quando um irlandês está próximo da morte, banshee aparece e chora, anunciando que ele vai morrer em breve. Outros dizem que dullahan dirige uma carruagem puxada por seis cavalos de cor negra e sem-cabeça. Sua carruagem é iluminada por velas dentro de crânios humanos, e os raios das rodas são feitos de ossos das pernas de um cadáver humano. Dulllahan ainda usa um chicote feito da espinha de um homem morto.

Aparência

Dullahan é um cavaleiro de armadura e vestes medievais, usa as vezes uma espada, e carrega sua cabeça debaixo do braço. Além disso, sua cabeça tem a cor, consistência e textura de um queijo moldy; sua boca vai de orelha em orelha, possuindo também, dentes afiados e olhos negros. Dizem ainda que dullahan tem medo de ouro, pois o ouro é o símbolo da vida e da riqueza, coisa que dullahan não tem.


Personificação
  
Segundo lendas celtas, dullahan é a personificação da morte. Ele representa a morte em todos os sentidos. Quando dullahan atira o balde cheio de sangue na pessoa, está querendo dizer que ela vai morrer em breve, pois os sangue significa em alguns livros de oniromancia, que você vai morrer em breve. Dizem ainda, que sonhar com dullahan é um mau agouro terrível, e que pode levar a morte.

Nomes variados


Durahan, Dulachan, Far Dorocha,Gan Ceann, The Dark Man (o homem das trevas), Headless Horseman (o cavaleiro sem-cabeça).


Na literatura fantástica e nos jogos de video game
Tal mito pode ser usado na literatura fantástica. A história deve ter inspirado o conto: A Lenda do Cavaleiro Sem-Cabeça (The Legend of Sleepy Hollow) de Washington Irving.

Dullahan é personagem de uma série de jogos de RPG (Role-playing game).