segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Como faço pra crescer? Como faço para ficar mais alto? Natação influencia na altura?




Na imagem: o nadador norte-americano Michael Phelps com seu 1 metro e 94 centímetros de altura!



Muitos adolescentes que têm pais baixinhos e são baixinhos por causa da genética, desejam serem altos e fortes, sonho de todo o menino que deseja ser masculino e “homem de verdade”. 

Ou da menina que não é alta o suficiente pra ser modelo!

Mas para ser alto naturalmente você precisa ter a genética da altura, sem ela tu não poderás ser alto! Certo?

Errado! Geneticamente loiros e negros são os mais altos do mundo, tudo isso fruto da Seleção Sexual, mas nem sempre a genética tem importância em tudo.




A medicina e a antropologia avançaram muito e hoje se você tiver um câncer a chance de ser curado é incrível comparado ao século passado!




É possível sim aumentar a altura de um adolescente!



Vou começar falando das maneiras mais simples para se ficar alto sem ajuda de hormônios de crescimento, que são arriscados e necessitam do apoio de um endócrino.


Se o adolescente apenas for baixinho, ou seja, não sofrer com nanismo existem maneiras simples de fazer ele crescer começando por uma boa alimentação principalmente rica em cálcio e proteínas!

Você precisa primeiro ter ossos fortes, para depois começar a desenvolver músculos. Alimentos ricos em cálcio como: leite, iogurte, queijo, manteiga, espinafre e sardinha são ótimos para começar a reforçar seus ossos, mas o bom mesmo é ir antes de qualquer coisa consultar um bom nutricionista (tem muito nutricionista de merda por aí)!


Você vai ter que consumir alimentos com cálcio por um longo tempo. Logo depois as proteínas: feijão, carne, ovos, peixes e açaí. O cálcio é responsável pelo crescimento e fortificação dos ossos, já as proteínas são responsáveis pelo crescimento e fortificação dos músculos.


Essa técnica para se aumentar de tamanho só funciona se for aplicada entre 8 a 25 anos de idade (idades em que o corpo passa por mudanças metabólicas) com o consumo de proteínas + cálcio e natação. Então se tu tem 16 anos ainda há tempo, contudo quanto mais cedo começar melhor será o resultado.




Começando com a natação: como ela ajuda a aumentar de tamanho?



A primeira coisa a se fazer para começar a praticar natação é procurar um clube que tenha piscina e instrutor para te auxiliar, geralmente eles sabem sobre quais exercícios e qual o tempo para a natação te ajudar fisicamente. A natação é um ótimo remédio natural, é um esporte muito bom para o corpo.



Mas e como a natação vai me fazer crescer? Como ela faz um adolescente ficar maior?



Durante a adolescência os jovens estão crescendo, é nessa fase que está a oportunidade de se mudar de tamanho. É como colocar aparelho dentário: a adolescência é melhor época pra isso, porque o corpo está mudando e os músculos e os ossos estão se alongando, se o problema for nanismo é nessa fase que é perfeita para se procurar um endocrinologista e tratar essa deficiência.



A natação estimula os músculos das pernas, das mãos, dos braços, dos pés e todo o tórax. A natação faz os jovens aumentarem de tamanho porque na água a gravidade é menor (é como no espaço, onde os astronautas aumentam de tamanho), a baixa gravidade é responsável por aumentar o tamanho; mas só a natação não fará o jovem ficar mais alto, como dito primeiro: tem que ter uma alimentação rica em cálcio e proteínas, sem contar as frutas que são fontes de vitaminas também.





Quem devo procurar para começar a praticar natação e fazer essa dieta?


Primeiro vá num bom nutricionista, depois num clube com piscina e fale com um instrutor, contudo, às vezes, nem precisa de nutricionista já que o instrutor sabe o que você deve comer e que exercícios fazer.




Quanto tempo devo praticar?


Quanto mais tempo melhor, tanto para sua saúde quanto para ajudar na sua altura. Fazer natação apenas pra mudar seu tamanho é tolice, porque depois de exercitado seu corpo deve continuar em ritmo continuo senão futuramente lá pelos 40 e 50 anos tu vai estar com problemas de coluna, nos nervos e musculares.




Tudo que é demais faz mal! As coisas funcionam com o tempo!



Demora pra ganhar altura e peso, às vezes leva cerca de até 10 anos, mas com muita luta e esforço vale a pena. Outra: exercícios demais, assim como natação demais faz mal. Evite o uso de anabolizantes ou suplementos que não são indicados por nutricionistas! A presa é inimiga da perfeição e as mudanças demoram para acontecer (ditado romano: NATURA NON FACIT SALTUS, “a natureza não dá saltos!”).





Quantos centímetros vou crescer? Dá pra dizer ao certo?

A única certeza da vida é a morte. Já ouviu esse ditado? A genética muitas vezes pode ser um empecilho pra isso. 

Mas na natureza tudo é adaptável! 

Que você vai crescer com a natação e alimentação rica em proteínas e cálcio isso é um fato, só que não dá pra dizer ao certo a altura! hehehe

Isso depende da sua idade (lembrando: quanto mais novo for, melhor), da genética e da persistência. Não adianta achar que em 3 anos pode crescer tudo que espera numa vida. Se tratando da natureza: leva tempo.



Em caso de nanismo e problema de crescimento.


Se o problema for nanismo o correto é procurar um endocrinologista e este dará o tratamento correto para aumentar de tamanho, geralmente se usa hormônios sintéticos de crescimento. Outra: em caso de nanismo o tratamento deve ocorrer ou na infância ou adolescência, sobretudo os pais devem notar se a criança apresenta algum problema fora do natural em relação à altura.





A última das opções: cirurgia para aumento de tamanho!



Em casos mais drásticos a cirurgia de quebra de osso da canela e aumento artificial é o mais indicado. Foi o que fez a jovem inglesa Sanika Hussain porque queria crescer e por sofrer bullynig na escola por ser baixa. O diagnóstico da deficiência de hormônio de crescimento em Sanika foi feito quando ela tinha sete anos de idade, mas a mãe por medo dos efeitos colaterais que os hormônios de crescimento poderiam fazer (ocasionando diabetes e problemas nos rins e fígado devido as crianças serem mais fracas para assimilar tratamentos químicos) podendo levar a morte da filha optou por deixar como estava. 

Sanika Hussain cresceu e sofreu por sua altura baixa, a última e opção e definitiva foi a cirurgia para aumento de tamanho em que consiste em quebrar os ossos da canela, puxar os músculos com hastes de ferro e fazer o tratamento com remédios de crescimento ósseo.



Eis algo que os pais devem observar nos filhos: o desejo que eles têm e as futuras consequências para sua vida. A morte é melhor sem dúvida do que o sofrimento! Sanika Hussain deixa uma lição de moral incrível: nunca é tarde para correr atrás de sua felicidade, mas se puder fazer isso o mais cedo possível, melhor! Antes é melhor que depois!