AVISO DE COOKIES: Este blog segue a politica de privacidade do Google. Caso não concorde com a política do Google, por favor, SAIA DO BLOG; pois assim seus dados não serão usados por cookies. Grato pela atenção.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O que acelerou a inteligência humana foram os memes. Memes versus genes!



 Meme compartilhado no Facebook. O autor do meme é desconhecido!

Existe uma grande diferença entre o meme, termo criado por Dawkins, e o meme compartilhado no Facebook (rede social). O meme do Facebook é uma imagem contendo figuras com letras que tem como o objetivo chamar a atenção, divulgar uma idéia ou divertir.

Uma das primeiras pessoas a observar a influência do meio-ambiente na vida e na mente dos seres humanos foi Sigmund Freud. E Richard Dawkins chamou isso posteriormente de memes. Enquanto que os genes determinam o que herdamos fisicamente e passamos de geração em geração; os memes são as informações que passamos aos jovens e estes vão passar aos seus filhos, o folclore (lendas, costumes e tradições) mesmo é passado através da fala, da orientação, do mesmo modo se passa o estudo.

A vantagem dos memes em relação aos genes da inteligência é que ao passo que com a inteligência demoramos para achar um caminho ou uma solução para alguma coisa, com os memes é meio caminho andado, já que não precisamos reaprender a mesma coisa que outro individuo, o aprendizado é passado de pessoa para pessoa! Ou seja, sem o estudo o ser humano não estaria no grau atual de evolução que se encontra, e aprender com outra pessoa torna acessível novas descobertas ainda mais interessantes.