sábado, 24 de agosto de 2013

Pessoas mestiças são mais inteligentes!



Gráfico mostrando as raças na espécie humana, a partir de estudos de Luigi Luca Cavalli-Sforza

Já sabe-se, em parte, que cães vira-lata tendem a ser mais inteligentes e carinhosos que a maioria dos cães de pura raça. Observando a evolução humana e a raça dos grandes gênios da humanidade concluímos que a maioria das pessoas que são enormemente inteligentes e criativas são mestiças.

Quando falo mestiço não é aquela definição ridícula racista de brancos com negros= mulato. Na verdade existem dezenas de raças na espécie humana. Na Europa, por exemplo, temos dois tipos bem visíveis: a raça nórdica e a mediterrânea. Os nórdicos são bem claros, de cabelos loiros ou ruivos, olhos azuis ou verdes e tendem ser mais altos; ao passo que os mediterrâneos tendem ser mais baixos, tem cabelos pretos ou castanhos, olhos pretos ou castanhos e pele morena.

Lady Gaga, por exemplo, que é uma cantora e compositora inteligente e famosa, é mestiça, sua mãe é nórdica e seu pai mediterrâneo. Ela tem traços das duas raças.

Bom, se pegarmos todas as características raciais e compararmos com a inteligência descobrimos que pessoas mestiças tendem a ser mais inteligentes.

Uma das explicações para o que torna os mestiços mais inteligentes é que mestiços sobrevivem mais que uma pessoa de “sangue puro”. Primeiro porque mestiços são misturados, o que os torna mais forte contra doenças, sendo que quanto mais mistura mais poderoso o sistema imunológico se torna. 

Contudo não quer dizer que mestiços serão totalmente saudáveis, não existe isso, assim uma pessoa japonesa não é menos inteligente que um mestiço ocidental. Não podemos generalizar. Falamos de grande parte e não de todos. Seria uma idiotice definir características a cores, é por isso que a antropologia racial caiu em desuso.

Outra é que de alguma forma, a mistura genética pode deixar a pessoa mais inteligente, supostamente algum gene se manifesta por causa da mistura e deixa um dos filhos, ou alguns filhos de um casal mais inteligentes que o comum.

 
Entretanto não podemos generalizar. E como diz a música Pagu da Rita Lee e Zélia Duncan:

Porque nem! Toda feiticeira é corcunda. Nem! Toda brasileira é bunda.
Meu peito não é de silicone, sou mais macho, que muito homem.