domingo, 18 de outubro de 2015

O clima subtropical e a origem das grandes civilizações


No mapa: nas faixas em azul as áreas onde cai neve e tornam o desenvolvimento humano mais lento por conta do frio, em vermelho as áreas onde o desenvolvimento humano também fica comprometido por conta do calor. E nas faixas verde e amarela onde foi possível o desenvolvimento das primeiras civilizações por causa do clima subtropical (nas áreas em amarelo) e subtemperado (nas áreas em verde claro).

Fonte da imagem: NASA - Whole World Map, modificado nas 7 cores comuns para dividir a variação climática na esfera terrestre. 

Obs.: a variação climática também é definida pela altitude e quando um território tem ou não acesso ao mar. A imagem acima dá importância à radiação solar em diferentes pontos do globo terrestre e não aos climas que variam por região. (veja o outro mapa abaixo sobre temperatura e radiação UV).

Veja um post similar Clima e o Desenvolvimento Humano




Definitivamente o clima teve papel decisivo na construção das primeiras grandes civilizações. Mesopotâmia, Egito Antigo, Civilização Indiana Antiga e Civilização da China Antiga todas tiveram uma origem em comum= estavam localizadas num clima subtropical!

Nem frio demais, nem quente demais, subtropical e ideal!

Por questões óbvias o clima subtropical foi ideal, pois climas extremos atrasam o desenvolvimento de diversas espécies, e tem influencia severa nos mamíferos (humanos!).

Frio demais da gripe, calor demais da dengue!


Imagem mostrando a variação térmica no planeta

Que a gripe é mais perigosa no frio não resta duvida! Ja no clima tropical a incidência de mosquitos é enorme e esses propagam desde malária até dengue! O risco de infecções no clima tropical é triplicado! Ja no clima temperado o problema se acentua com a tuberculose, isso sem contar as diversas gripes! A vantagem do clima subtropical é que não se tem verões e nem invernos tão rigorosos e isso na antiguidade foi fundamental, porque naquela época não havia vacinas e nem a medicina moderna para tratar as doenças!



Mapa de radiação UV no mundo



Civilizações sob rios!



Mesopotâmia sob o Tigre e Eufrates, Egito Antigo as margens do rio Nilo, Civilização Indiana Antiga sob o rio Indo e a China Antiga com o rio Amarelo cortando-a. Todas as grandes civilizações floresceram sob os grandes rios!




Exceções a parte






Como explicar o desenvolvimento europeu? Por que a Europa e tão desenvolvida?



A Civilização do Vale do Danúbio foi gigantesca e importante e estava num clima frio pra cacete, pior era a situação da Civilização do Vale do rio Volga, onde surgiria o famoso povo ariano!




Exceções o caralho!



Embora os velhos europeus (Civilização do Vale do Danúbio) e os arianos (civilização do Vale do Volga) fossem duas grandes civilizações, eles eram menos desenvolvidos comparados as civilizações da Mesopotâmia, Egito Antigo, Índia Antiga e China!



Compare as pirâmides com os kurgans dos citas! Compare a muralha da China com a Muralha de Adriano! Os sumérios tinham uma escrita, os egípcios e fenícios inventaram o alfabeto e os indianos e árabes criaram os números indo-arábicos (vulgarmente chamados de números árabes).




Hitler estava errado!






Gregos e romanos foram as duas mais poderosas civilizações europeias da antiguidade e só chegaram ao auge, porque foram influenciados pelos mesopotâmicos e fenícios. Logo depois da queda do Império Romano a Europa virou um caos, se sob ditadura romana não era la essas coisas, a coisa piorou com a invasão os bárbaros, esses que guardaram muito da cultura ariana (primitivos? Povos indígenas como os Pashtuns e os Kalash no Hindu Kush atualmente).





Arianos e semitas = povos parasitas



Ha dois tipos de povos= os inertes ou passivos (que vivem num determinado lugar, porque ele e bom o suficiente e ameno para se mudar e assim se desenvolvem extraordinariamente em agricultura, pecuária, artesanato, tecnologia, arte...) e os dinâmicos ou ativos (que por não viverem num lugar tão bom e por conta de uma mudança climática são obrigados a migrar, mas isso não os torna ignorantes, só que menos desenvolvidos.



E o caso dos ameríndios que eram um povo dinâmico e por conta disso ficaram mais atrasados em relação aos europeus, porque enquanto os europeus haviam se tornado dinâmicos, os ameríndios recém estavam entrando nessa fase.



Não há duvidas que os arianos e semitas foram de certa forma parasitas de algumas civilizações. Os arianos dominaram a Civilização do Vale do Danúbio e Indo e os semitas a Suméria.



A China foi o único povo dinâmico que sobreviveu ate hoje!



Tocarianos e mongóis tiveram certa influencia na China, sobretudo quando a China foi dominada pelo Império Mongol liderado por Gengis Khan! Mas conseguiu se reerguer com tudo e expulsou no final os mongóis.



No Hemisfério Sul o desenvolvimento chega mais rápido!



No Brasil o Rio Grande do Sul da show nos demais estados, o Uruguai esculhamba legal com a América Latina, Chile e Argentina são depois do Uruguai os dois países mais desenvolvidos da latino-america.



Por que?



Clima!!!



Porra, mas São Paulo que eh foda, cara, cê não sabe o que fala!

Europa, Estados Unidos e Canadá, cara!



Ha mais fatores que influenciam no desenvolvimento de um determinado local (pais ou civilização), como a questão historica e geográfica, mas isso e um assunto para um outro post!



Até!