Em 2001, o casal Delia e Tom Underwood filmaram na floresta de Gettysburg (Pensilvânia, Estados Unidos) o que seriam supostos fantasmas em forma de nuvens. A floresta onde foi filmado o vídeo é conhecida por ser mal assombrada, nela ocorreram batalhas sangrentas durante a Guerra Civil Americana – só em 3 dias morreram nesse local 8 mil soldados em 1863. O local em que o vídeo foi filmado se chama Campo Triangular (Triangler Field).
A autenticidade do vídeo foi questionada no programa MonsterQuest (episódio: Fantasmas), do canal History Channel, por Michael Goldsworthy, um ex investigador forense. Contudo a explicação que esse investigador deu ainda pareceu muito vaga, sobretudo porque Michael Goldsworthy estava trabalhando para a Ocean Systems e anunciando a eficácia do programa dTective (clique aqui para ver os dados dele na Ocean Systems). Então anunciar que o programa que ele estava vendendo era bom, até para videos de fantasmas fraudulentos, era assim um excelente anúncio para a empresa.
Não à toa o programa MonsterQuest parece ser pouco investigativo e com peritos totalmente confusos. Como no mesmo episódio em que um perito não conseguiu comprovar que era um inseto e não um fantasma captado no posto de gasolina. O que o parecia ser de fato um inseto ficou como sendo um fantasma real nesse episódio, ao passo que o video dos fantasmas na floresta de Gettysburg ficou como sendo falso. E você pensa que o jornalismo brasileiro é ruim!
Mas não estou defendendo a autenticidade do vídeo, devemos lembrar que o Fenômeno Cottingley só tende aumentar com a era do computador e da internet, contudo parece que esse vídeo é de fato real. Uma porque os fantasmas captados por cameras dificilmente tomam formas nítidas e se parecem de fato com fumaça. Na época que eu escrevi sobre o Fenômeno Cottingley eu não acreditava de maneira alguma em espíritos, até ter tido experiências de saída fora do corpo ao que vi alguns espíritos diversas vezes.
Contudo há de se lembrar que os espíritos são compostos por éter que é uma energia invisivel para os humanos – somente médiuns e sensitivos conseguem ver ou sentir energias sutis. O fenômeno do ectoplasma é real e possivelmente é o que aparece nesse vídeo, onde os espíritos no local podem ter pegado essa energia das árvores e acreditam estarem vivos por lá – na verdade eles estão mais vivos que nós, contudo confusos por conta da morte violenta. Essa energia densa e presente em seres vivos é chamada de bioenergia e é mais sutil em plantas e mais densa em animais e nos seres humanos.
Muitas pessoas tem um tipo de psiquismo (mediunidade) em que conseguem materializar espíritos em fotos e vídeos. É uma habilidade um tanto rara, mas possível. Porém, 95% dos vídeos sobre seres invisiveis e discos voadores disponíveis na internet nada mais são do que armação barata – ao que eu chamei de Fenômeno Cottingley, onde o criador da foto ou do vídeo deseja fazer uma brincadeirinha de mau gosto testando a psicologia em torno das pessoas.
Em segundo parece existir sinceridade nas palavras de Tom Underwood quando ele apareceu no programa MonterQuest (episódio: Fantasmas). Mas como já dito, materializações de espiritos no nível de ectoplasma são bem dificeis de existir e demandam muita energia do espírito para que possa aparecer – outra que para serem captadas em vídeos é mais impossível ainda, porque essas aparições nem sempre ocorrem e quando ocorrem: aparecem com muita dificuldade.
Por isso, como já dito, os fantasmas aparecerão para uma pessoa comum (que não seja médium ou sensitiva) como sendo uma fumaça ou uma fumacinha de cor branca ou preta e geralmente a pessoa não irá dispor de uma câmera para registrar o momento. E por isso as fotos e vídeos de fantasmas são considerados truques, pois tamanha coincidência dificilmente ocorre, contudo o espiritual geralmente está ligado à destino, mentalização e energias (acredite você ou não) e se o espírito tiver energia e desejar se revelar: você pode ter uma engraçada surpresa.